Para quem trabalha com micropigmentação tebori – microblading, as lâminas são fundamentais para realizar um bom trabalho. As opções de lâminas vêm aumentando, conforme o microblading se torna mais popular e reconhecido.
Atualmente, existem as lâminas em U, circulares, chanfradas e até mesmo em cartucho.
Inclusive, alguns teboris já possuem lâminas acopladas. Lembrando que as lâminas são um agrupamento de agulhas.
A principal dica é que a preferência seja para lâminas com registro na Anvisa. Ainda que o investimento seja um pouquinho maior, a segurança no trabalho compensa. É certeza de que as lâminas estão íntegras, no padrão.
A diferença básica entre as lâminas é hard ou flex. Explicando, as lâminas flex são envolvidas em um plástico e, por isso, flexíveis. Ideais para traços curtos e curvados, que exigem maleabilidade da agulha na pele, e para acabamento. São indicadas em peles normais e peles mais maduras, que se tornam mais finas.
As lâminas hard, do inglês “duro”, são firmes, envolvidas em metal. São mais usadas em peles oleosas, que apresentam dificuldade em receber o pigmento, ou peles com mais melanina e mais grossas. Também são ótimas para traços mais longos e definidos.
Costumam ter o corpo dourado.
Existem agora vários tipos de tebori e pode acontecer de a lâmina não encaixar. Alguns fabricantes nacionais, como a Flox, apresentam lâminas mais espessas. Não force a lâmina, ela pode se danificar. É recomendado abrir bem o tebori e se necessário forçar um pouco a abertura com uma faca.
Outras diferenças entre as lâminas:
- Lâmina plana serrilhada – também chamada de lâmina flat: para despigmentação, neutralização, efeito shadow, e ponteio – soft tap. O resultado é bem natural. Ótima para dar batidinhas no contorno, pois seu desenho forma tracinhos. Usa-se inclinada a 45 graus, sem arrastar, pois o arraste lesiona mais a pele e dificulta a cicatrização.
Lâmina plana ou flat
- Lâminas circulares, redondas ou round: usadas no tebori com abertura circular, essas lâminas são agrupadas em círculo. Para trabalhos entre fios, criar volume, efeito sombreado e shadow. Quanto mais agulhas e mais rápido o movimento, mais forte o sombreado. Lâminas com 3 agulhas são usadas entre os fios. Quanto mais próximas as furadinhas, mais certinho fica o sombreado. Também se usa para pontilhismo, porém exigem maior habilidade, uma vez que marcam mais. Devem ser inclinadas a 45 graus, pois quando retas furam mais e depositam menos pigmento.
Lâmina circular de 9 pontas
- Lâminas chanfradas ou em diagonal: para desenhar fios, longos ou curtos. Quanto mais agulhas, de 14 para cima, os fios ficam mais longos e grossos. Lâminas com menos agulhas, de 7, 9 ou 11, desenham fios mais finos e também efeitos de transição.
- Lâminas em U: exigem maior treino, mas uma vez que você se adapte, pode ser usada em todos os tipos de pele. Os fios ficam bonitos, bastante curvados. Também se usa em esfumado. As lâminas 18U são muito boas para criar as bordas arredondadas.
Flex diagonal, hard diagonal e lâmina em U
- Lâminas em pente e em 3D: são rosqueadas diretamente no tebori e servem para inúmeros trabalhos como labial, micropuntura, pontilhismo e sof tap entre fios.
Par de lâminas 3D com 7 e 19 pontas
- Lâminas double line: possuem duas fileiras de agulhas, o que facilita o esfumado e agiliza o trabalho.
- Lâminas em cartucho: também são rosqueadas no tebori. O diferencial é a biossegurança maior, pois o cartucho isola o contato da lâmina com o tebori e é descartado após o uso. A GR Colors fabrica.
Cartucho flex de 9 pontas GR Colors
A dica final é que você treine bastante em peles artificiais, perceba com quais lâminas trabalha melhor, e crie assim suas próprias adaptações para cada lâmina.