As sobrancelhas representam um papel importante na harmonia e expressão facial. Ao longo das décadas, o design das sobrancelhas variou bastante, das mais finas e arqueadas às mais cheias e naturais.
Nos anos 20, usava-se sobrancelhas muito finas, retas ou curvadas para baixo, conferindo um olhar dramático.
(imagem Lil Dagover)
Na década seguinte, as sobrancelhas passaram a ser arqueadas e finas. Era comum removê-las totalmente para traçar o desenho com lápis.
(imagem Gerta Garbo)
A década de 40 trouxe a busca por mais naturalidade no desenho das sobrancelhas. O começo era mantido cheio e afinava no canto externo dos olhos. O arqueado se mantinha em alta.
(imagem Laura Bacall)
Os anos 50 destacaram-se por sobrancelhas cheias, no formato de acento circunflexo. Usava-se muito o lápis para preenchimento dos fios.
(imagem Marilyn Monroe)
Nos anos 60, o design de sobrancelhas chegou à perfeição. A moda era um design marcado, com os fios curtos e bastante alinhados. A sobrancelha tinha o comprimento mais longo e era costume tingi-la.
(imagem Sofia Loren)
Na década de 70, a tendência era limpar apenas os cantos externos e manter a base da sobrancelha cheia. Usava-se a sobrancelha longa com fios aparados e penteados.
(imagem Farraw Fawcett)]
Os anos 80 foram de bastante rock´n´roll, talvez por isso, as sobrancelhas sempre tinham pelo menos alguns fios rebeldes em seu desenho. A moda mesmo eram sobrancelhas grossas e expressivas.
(imagem Madonna)
Nos anos 90, a tendência era apenas limpar as sobrancelhas. Os fios se mantinham desalinhados ao longo do design natural.
(imagem Sharon Stone)
Os anos 2000 retomaram o uso de sobrancelhas finas e arqueadas, com o côncavo marcado. O cumprimento também diminuiu e as sobrancelhas ficaram mais curtas.
(imagem Angelina Jolie)
A partir de 2010, não há uma tendência única. As sobrancelhas são mais marcadas e modeladas, porém respeitando o formato e espessura naturais, bem como os traços do rosto. A busca é por preencher falhas e realçar o olhar. Estamos atualmente no auge de procedimentos como microblading e micropigmentação.
(imagem Emilia Clarke)