Um dos maiores problemas que os iniciantes em micropigmentação e microblading enfrentam é perder aquelas linhas de marcação do design, feitas com linha e lápis. Você desenha um fio, limpa o excesso de pigmento ou borrado, perde toda a marcação e começa de novo...
Muitas pessoas chegam a fazer a micropigmentação sem marcação, o que é péssimo, pois fica feio, torto, perde-se todo o design das sobrancelhas. Então como não perder a marcação no microblading e micropigmentação?
Listamos o passo a passo para você arrasar na micropigmentação ou microblading, sem perder o design:
- Limpe as linhas com cotonete e demaquilante, deixando apenas o contorno das sobrancelhas. Dê uma esculpida no desenho e arredonde o PMA, para não ficar aquele aspecto de “quina”. Com a pessoa sentada, avalie se as sobrancelhas ficaram equilibradas.
- Use uma tesourinha primeiro e apare os fios rente à marcação. Depois com pinças ou linha, o que for o seu método, retire os fios que estão fora do contorno. Cuidado para não cavar
- Reforce o desenho antes do anestésico ou da micropigmentação. Com o lápis dermatográfico preto, estique a pele da pessoa e reforce bem todo o contorno da sobrancelha.
Contorno das sobrancelhas marcado com lápis
Contorno das sobrancelhas marcado com lápis
- Esculpa novamente, pode até usar um microbrush daqueles de dentista para acertar os detalhes do contorno. Peça para a pessoa sentar e avalie mais uma vez se as sobrancelhas estão perfeitas e corrija o que precisar. Aplicação do anestésico pode ser feita depois da marcação
- Com um pedaço de plástico-filme ou mesmo um saquinho para sorvete tipo sacolé / geladinho, cubra as sobrancelhas. Deixe assim por 15 minutos.
- Retire o plástico e limpe em volta das sobrancelhas com um algodão. Pode também batê-lo de leve nas sobrancelhas caso tenha algo nelas.
- Há profissionais que ainda pintam em volta das sobrancelhas com lápis dermatográfico branco e não sair do contorno marcado. Pode ser uma opção que dá mais segurança.
- Uma alternativa bacana é traçar alguns fios com lápis dermatográfico preto e usar como guia durante o trabalho.Traçar o esqueleto dos fios com lápis pode servir de guia
- É interessante manter a linha por perto durante a execução, assim pode marcar novamente se estiver com dúvidas.
- Uma questão fundamental para manter a marcação é evitar a limpeza excessiva dos pigmentos durante a micropigmentação ou microblading. Muito importante fazer um trabalho limpo! Não se deve melar o dermógrafo ou tebori no batoque, usa-se um pouquinho apenas de pigmento, de maneira que você enxergue a ponta da agulha e veja o pigmento saindo na pele.
- Outra coisa que ajuda muito a manter a marcação é desenhar primeiro um esboço da sobrancelha, o esqueleto com os fios maiores e só então fazer o acabamento.
- O mais importante: regule a ponteira do seu dermógrafo ou tebori, não importa qual seja – Easy Click ou separada – de modo que fique de 2 mm a 3 mm de agulha para fora. Jamais encoste a biqueira na pele, é isso que causa o borrado, pois acaba soltando muito pigmento. Sempre precisa ter um espaço entre a ponteira e a pele.
- A micropigmentação é feita apenas na primeira camada da pele, por isso o que importa é o quanto de agulha vai entrar! Essa camada tem de 1 mm a 2mm, depende da pele: fina, com mais colágeno, idosa... Treine bastante e descubra qual medida te atende melhor, mas costuma ser de 1 a 1,5 mm que se deixa entrar de agulha.
- Por fim, atente-se à textura do pigmento. Se for muito líquido, ele vaza mais e acaba sujando. Aí você tem que ir testando de acordo com as agulhas e lâminas que utiliza. De todos os modos, com um espaço maior de agulha para fora, sem encostar a ponta do dermógrafo ou tebori na pele, você consegue controlar melhor a quantidade que sai de pigmento.