Como fazer a marcação de sobrancelhas para design e micropigmentação?

Antes de realizar um trabalho de microblading ou micropigmentação, é preciso marcar as sobrancelhas com linha e paquímetro. A marcação serve também para o design das sobrancelhas, feito com pinça ou linha. Neste post, iremos ensinar todos os passos para a marcação de sobrancelhas.

Material necessário para marcação de sobrancelhas

  • Lápis dermatográfico ou batom preto – mate ou aqueles para retoque de raiz de cabelo.
  • Linha, normalmente a linha 10, linha de pipa.
  • Paquímetro
  • Caneta hidrográfica – aquela de marcar CD (opcional).

Preparo do material para marcação de sobrancelhas

  • Puxe um pedaço da cordinha do lápis e descasque para liberar a ponta. Risque bastante a ponta, dos dois lados, em um papel, para que ela fique fininha. Apontar o lápis ou usar estilete acaba fazendo muita sujeira, que pode cair no piso.
  • Com um toquinho de lápis ou batom preto, tinja a linha para usá-la na marcação. Se usar o batom, evite os gordurosos e tire os pedacinhos que ficam na linha. Assim, você não meleca o rosto da pessoa.
  • Mantenha a pessoa sentada para iniciar as marcações. O rosto deitado acaba se espalhando e quando a pessoa levanta, a sobrancelha se contrai e fica diferente da marcação.
  • Não suje demais a linha, para não atrapalhar depois quando fizer o design e a micropigmentação. Também não force demais a pele, pois o inchaço é inimigo da fixação dos pigmentos.

Passo a passo da marcação de sobrancelhas com linha

  1. Início das sobrancelhas: cada um tem seu jeito de verificar. Uma forma que funciona bem é posicionar o lápis na base interna do nariz, no limite da narina com o meio do nariz. Trace um risco com lápis no começo de cada sobrancelha e meça o espaço entre eles, uma medida bacana é em torno de 2,4 cm. Depende de cada rosto, mas em geral, 3 cm, por exemplo, fica muito espaçado.
  2. Resultado de imagem para marcao de sobrancelhas ponto inicial Marcação do ponto inicial, PMA e final das sobrancelhas

    Resultado de imagem para marcao de sobrancelhas ponto inicial
    Marcação do ponto inicial, PMA e final das sobrancelhas

  3. O fim da sobrancelha pode ser identificado com o lápis partindo do arco do cupido, no lábio superior, passando pela base externa do nariz até o final do olho. Cuidado para que a cauda não fique muito para baixo, use como referência a parte em que findam os cílios e não o final da pálpebra superior.
  4. Em geral, o comprimento das sobrancelhas varia de 4,5 a 6 cm, a medida mais comum é 5 cm. Cheque se as sobrancelhas estão medindo a mesma coisa.
  5. Ponto mais alto – PMA: se a sobrancelha tiver de 4,5 a 5 cm, meça 3 cm com o paquímetro a partir do início. A cauda deve ter menos comprimento que o corpo da sobrancelha, para não ficar um desenho caído. Trace uma marquinha depois de 0,5 cm do PMA, para evitar um bico quando fizer o design.
  6. Altura da base: com a pessoa olhando nos seus olhos, sem que o rosto se deforme, trace uma linha na altura do início da sobrancelha, onde começam os pelos. Depois trace outra linha paralela, cuja altura deve ser equilibrada à espessura natural, um pouco mais fina ou mais grossa, mas sem perder a referência natural para não pesar.
  7. Altura do PMA: o começo da sobrancelha deve ser mais baixo que o PMA. Trace outra linha, paralela, na parte de cima para definir a altura do PMA. Muitas vezes, uma sobrancelha é mais baixa que a outra e você terá que equilibrar as duas para corrigir com a micropigmentação. O foco deve ser no retângulo que se formou entre as sobrancelhas, para identificar uma altura de PMA que se ajuste aos dois lados.
  8. A sua percepção é fundamental durante as marcações. Em todos os pontos, pode acontecer de as medidas não serem iguais dos dois lados. O osso do nariz ou do supercílio pode ser mais saltado e as sobrancelhas são trabalhadas dentro da naturalidade. Micropigmentação não é cirurgia plástica, mais importante que deixar as sobrancelhas idênticas é fazer um trabalho harmonioso ao rosto.
  9. Imagem relacionada Altura do PMA

    Imagem relacionada
    Altura do PMA

  10. Altura da cauda: costuma medir entre 1,5 e 2 cm, mas isso não é uma regra. Com a pessoa de olhos fechados, meça com o paquímetro o espaço entre o canto externo do olho (fim dos cílios) e o final da sobrancelha e marque. Faça a marcação o mais rente possível do fim dos pelos da sobrancelha, assim preserva o aspecto natural.
  11. Com uma caneta hidrográfica (aquela de marcar CD), faça um pinguinho em cada ponto da marcação: nos dois pontos do início da sobrancelha, no PMA e no fim da cauda. Muito cuidado porque ao bater o dermógrafo ou tebori sobre qualquer pigmento, ele fixa na pele. Por isso é apenas um pinguinho feito levemente para não fixar.
  12. Com a pessoa deitada, use a linha e ligue os pontos. Apoie suas mãos no rosto para ter firmeza, peça para a pessoa virar-se conforme for marcando. Primeiro, ligue o ponto superior da base ao PMA; em seguida a marquinha de 0,5 mm depois do PMA ao fim da cauda.
  13. Espessura do PMA: é dada pela ligação do ponto inferior da base à marquinha de 0,5 mm depois do PMA e deve ser menor que a espessura da base. A sobrancelha começa mais grossa, afina no PMA e ainda mais na cauda. Para sobrancelhas arqueadas e cavadas, ligue direto ao PMA. Para sobrancelhas mais retas, ligue a um ponto 2 mm abaixo do PMA.
  14. Resultado de imagem para marcao de sobrancelhas ligue os pontos Ligação dos pontos define a espessura do PMA e da cauda
    Resultado de imagem para marcao de sobrancelhas ligue os pontos

    Ligação dos pontos define a espessura do PMA e da cauda


  15. Espessura da cauda: pode ser a já existente, ou pelo menos ter como referência a espessura natural. Ligue o fim da cauda a algum ponto abaixo da marca depois do PMA, na espessura adequada, de modo que fique paralela à ligação do fim da cauda à marquinha de 0,5 mm.
  16. Se ficar aquela curva caída, tipo chapeuzinho, vá marcando com a linha para saber o pedaço da cauda que irá ser retirado.
Se você quiser fazer apenas o design, é só começar! Para microblading e micropigmentação, é necessário que as sobrancelhas estejam anestesiadas. Confira também como não perder a marcação das sobrancelhas na micropigmentação e microblading.